quarta-feira, 1 de novembro de 2017

LA CHAUMIÈRE (Brasília-DF)

O CINQUENTÃO
Para Antônio Jorge & Luciana Isaac

Com grana dá pra abrir um restaurante ou um bar de luxo, em qq. lugar do mundo. Dá pra fazer e acontecer!
Agora, se o objetivo for recriar/reabrir um estabelecimento, a coisa é mais complicada. O empresário 'Catito' tem tido sucesso ao reabrir casas icônicas pelo país, entre elas o nosso querido PIANTELLA. Palmas para ele!
Mas, criar um estabelecimento inspirado numa certa casa às vezes é tarefa praticamente impossível! Em Brasília podemos citar vários casos, começando pelo já mencionado PIANTELLA, reaberto recentemente. Como imitar aquela atmosfera política toda, aquele ambiente deliciosamente requintado e... antiquado, aquele bar?! Pas possible. O vetusto bar BEIRUTE é outro caso, inimitável, inclusive na feiura e no desconforto (...). Mais pra frente será difícil tb imitar o BAR BRASÍLIA, pra mim o maior acerto do falecido JORGE FERREIRA, a quem o destino poupou de assistir ao fim do MERCADO MUNICIPAL, um estabelecimento que sempre teve mais fantasia envolvida que virtudes.

BAR BRASÍLIA

Um dos restaurantes mais antigos e queridos de Brasília é tb praticamente inimitável: Trata-se do tradicionalíssimo LA CHAUMIÈRE, que há mais de 50 anos (numa cidade que só tem 57!) leva gente - e quase sempre casais de mãos dadas;) - à 408 sul atrás do melhor filé da cidade, e na maioria das vezes atrás de um preparo em especial: O filé au poivre (ao molho de pimenta)! Pena o coq au vin ter saído do cardápio...







É realmente um prato marcante, creio que poucos cozinheiros da cidade seriam capazes de fazer um molho daquele! O pãozinho de alho de entrada é uma delícia, e na sobremesa são várias as opções com chocolate. Carta de vinhos enxuta, talvez demais. Ambiente charmoso e sóbrio, e o banheiro no segundo piso é um desafio (...) e uma viagem no tempo;) Os preços são o ponto fraco do restaurante.



Severino Xavier e o seu LA CHAUMIÈRE, uma história de sucesso repetida à exaustão! A vinda do nordeste; o emprego no restaurante bem jovem ainda; 'peladas' na rua - em frente ao restaurante - na Brasília dos anos 60, antes do mar de carros que invadiu a cidade; a compra do restaurante do casal francês sob a condição de não aumentar o salão nem mexer no cardápio/receitas; as homenagens à filha e às netas no cardápio. Severin, grande Severin, Brasília lhe deve muito! Heraldo, o fiel garçom, grande Heraldo.



E, para quem acha que a casa só faz com maestria os filés, saiba que lá talvez se sirva a melhor omelete da cidade. Segundo Severin, se a omelete não for boa num restaurante francês, 'esqueça o resto'. Acredite nele, pois não é qualquer um que tem um restaurante - e vive dele - há mais de 50 anos:)

LA CHAUMIÈRE
408 sul

Cozinha - ***
Serviço - **1/2
Preços - **
Ambiente - **1/2
Acolhida - **1/2

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível



terça-feira, 10 de outubro de 2017

LIGURIA (Santiago do Chile)

RAPA NUI

Tinha tempo que eu tinha vontade de ir lá , matei a vontade, e dei por visto como se diz. Ilha de Páscoa, ou 'Rapa Nui' no idioma original da ilha, um pedaço de terra isoladíssimo e que pertence ao Chile, nunca me senti tão longe de casa na vida...não sei bem pq tinha vontade de ir pra lá, atração pelo misterioso provavelmente! São centenas de estátuas que ninguém sabe direito pra que foram feitas nem como foram transportadas naquela época remota, é realmente intrigante e impressionante;) A ilha é cênica, aliás o Chile é cênico.


Agora , a vila sede da Ilha de Páscoa é um horror, e nos restaurantes que fui no máximo oferecem um bom prato de atum, especialidade local, ou uma empanada razoável. Ambientes rústicos e serviço fraco. Totalmente esquecível...

Empanadas
Em Santiago não se deve deixar de visitar o mercado de peixes e de experimentar pescados nos restaurantes locais, inclusive os existentes no próprio mercado. O mercado é uma festa para os olhos!


Em Santiago existem ótimas lojas de vinho, e os passeios às vinícolas - onde se pode tb degustar, comprar, etc. - são um programa turístico tradicional. As frutas chilenas são tb muitas e excelentes, e não se deve deixar de provar os sucos e as geléias servidos no café da manhã dos hoteis!
SUR PATAGÔNICO (Em Lastarria) é um bom restaurante para experimentar caças e pratos do sul do Chile.


Sur Patagônico

Mas um restaurante que não se pode perder é o tradicional LIGURIA, que por algum motivo tem o nome de uma região italiana, e não chilena...Lá, experimente o coelho com molho de mostarda! Ambiente charmoso e bom serviço. Vinhos locais para todos os gostos na carta. Preços razoáveis.



O hotel LADERA é ótimo e dá pra ir a pé ao LIGURIA de Providência, e aí vc não precisa pegar táxi, o que é uma boa em Santiago, a cidade que mais deve ter taxistas desonestos no mundo(...)

LIGURIA
Providência
Santiago do Chile

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

VITTORIA D'ITALIA (Brasília-DF)

QUADRA GOURMET

Bom, chega de falar em mortos e feridos no comércio, casas que fecharam, a instabilidade no ramo, a crise, etc. O fato é que a renovação faz parte do mundo dos restaurantes e bares.
Saiu a Veja Comer & Beber Brasília, que divulga um monte de gente, omite inexplicavelmente algumas casas, distribui prêmios de forma às vezes pouco convincente, provoca o riso de uns e a revolta - ou mesmo a indiferença - de outros, mas que no fim das contas acaba sendo bom para o meio.
Cada meio tem seus veículos. Tome-se o caso do meu blog: Ajudei muita gente e possivelmente atrapalhei a vida de alguns. Já cometi excessos e, pra quem não sabe, já pedi desculpas pelo menos uma vez.
Mas o meu blog é uma referência, faço isso há mais de 10 anos, e nem precisa ser muito bom no deserto de blogs gastrô que é Brasília hj em dia pra influir...


Foto: Olivier Böels

Pra mim não tem jeito: Eu preciso voltar a estabelecimentos dos quais não gosto muito e tenho que conhecer novas casas. E assim o blog vai sendo alimentado, assim como a página no Face, onde faço divulgação e publico entrevistas e perfis.
Andei indo a uns lugares novos, e outros nem tanto mas que eu ainda não conhecia, e foi meio frustrante. Prefiro por ora não dar nomes, pois vou dar uma chance a estas casas...
Ando também voltando com alguma regularidade a um restô que queria recomendar hj: O VITTORIA D'ITALIA, comandado pelo simpático Chef italiano Francesco Bravin. Engraçado pensar que parecem não existir italianos antipáticos, ingleses mal educados e franceses simplórios!;)


Chef Francesco Bravin

O VITTORIA D'ITALIA fica numa quadra - a 214 norte - digamos, deliciosa já que estamos num blog gastrô;) Ali se situam LONDON STREET, PIZZARIA VALENTINA, SANTUÁRIO, KAEBISCH CHOCOLATES, nossa! Os moradores mais antigos se lembrarão do deserto que era aquilo ali 20 anos atrás. Na 213, em frente, funcionaram 2 casas icônicas da cidade: O CHUS TAPISCOS BAR e o PÃO DO ALEMÃO.


VALENTINA

Eu não preciso comer várias coisas num restaurante italiano ou francês pra saber se é bom. Se a omelete for boa no francês este é bom. No italiano, basta que a massa com molho seja boa. Tb acredito que num bom restaurante o pão servido no couvert anuncia sua qualidade. Se o pão não prestar é mal sinal...






Acho que o carbonara (original, sem creme de leite) do VITTORIA D'ITALIA é o melhor que já comi, e achei bastante corretos os outros molhos que experimentei. Bom serviço e preços razoáveis, o que tem a ver com o fato do restaurante servir meias porções. Assim, um casal pode dividir uma entrada, pedir 1 prato de massa em meia porção para cada um e ainda 2 sobremesas gastando relativamente pouco!;)





Pra mim um bom prato de massa com molho + vinho é meio caminho andado pra ser feliz, e a comida italiana é tão boa que tem até francês que prefere ela à francesa, algo um tanto quanto improvável!;) Eu nunca vou ser magro, pois adoro pão, arroz e macarrão, além de beber bem. Mas eu sou daqueles que preferem serem felizes a serem magros...

VITTORIA D'ITALIA
214 norte

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - **

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível



segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CALLES BAR DE TAPAS (Aracaju-SE)

REFLEXÕES DE ATALAIA
Para Ingrid

Saí só pra jantar na última noite em Aracaju. Fui a uma galeteria, mas lá não tinha ninguém, desanimei...aí fui andando até uma pizzaria perto, que tinha outras opções além de pizza e pelo menos tinha umas pessoas dentro, além de um conjunto tocando uma musiquinha. Putz, jantar sozinho num restaurante vazio ninguém merece! Aí comi mal, paguei e voltei para o hotel. Não adianta, quem vai muito a restaurante volta e meia se aborrece.

Praia de Atalaia, Aracaju

Ventou muito na última noite em Aracaju, e eu, já deitado na cama, pensava, ainda, no fim do MERCADO MUNICIPAL brasiliense. Não é fácil para os fãs do MERCADO se conformarem com o fim do mesmo. É natural. Mas, é dever do crítico gastronômico esclarecer, e mostrar a seus leitores um mapa  - amplo e não sentimental - da gastronomia local.
Assim, se num primeiro momento a notícia do encerramento prematuro das operações do MERCADO pode chocar e desanimar, pode ser que no médio prazo tenhamos naquele ponto uma ...filial da cervejaria alemã HOFBRÄUHAUS! Ou o ASTOR brasiliense! Caso alguém duvide deve se lembrar que muitos achavam que o GERO nunca viria para Brasília, até...aqui chegar anos atrás e se tornar mais um restaurante de sucesso do grupo FASANO.

HOFBRÄUHAUS BH

Ou seja, o mercado de restaurantes e bares vai se redesenhando naturalmente com o enterro regular de alguns estabelecimentos, é assim no mundo todo. É frio, mas é assim, me perdoem os mais sensíveis.
Brasília desaprovou o MERCADO, e tantas outras casas, e outras seguem abertas - muitas já longevas - mas ninguém sabe até quando, frise-se bem!
E se a gente prestar atenção e deixar de lado o sentimentalismo e o bairrismo, vai notar que o mercado gastronômico não é tão injusto assim. 
Pq. todos os bares do Jorge Ferreira teriam que ser aprovados e bares com outras propostas reprovados pelo público?! Em outras palavras, o BAR DO MERCADO deu certo por um tempo e num dado momento foi engolido pela concorrência, que seduziu o público com outras propostas! Durou mais de 10 anos o MERCADO, tem casa que não dura nem 2...

O extinto MERCADO de Brasília

O MERCADO tem uma história sentimental e outra realista. Era o sonho de um empreendedor visionário que apostou na revitalização da W3 sul. Trazer para bsb um mercado nos moldes do parisiense LES HALLES. Esta a história sentimental. A realista é que o MERCADO não tinha maiores atrações, o bar era parecido com os outros bares do Jorge, o ponto era ruim e então um belo dia o estabelecimento fechou as portas por falta de público (...)
Há uns anos atrás a gente ia no AGRIPPINA e no BAR DO MERCADO, e agora vai na LONDON STREET e no CÃO VÉIO, é a renovação.

LONDON STREET

Cidade que tem um Mercado bacana é Aracaju! Na realidade são 3, um do lado do outro, vendendo de tudo um pouco, tem até uma banquinha com livros de cordel. É tb um bom lugar pra se comprar flores - tem o corredor das flores ligando 2 mercados - pois como se sabe moça bonita não falta em Aracaju e vc pode gamar por uma a qq. momento;)



Como se não bastasse aquela beleza toda, Aracaju tem tb uma cervejaria de prima: CALLES BAR DE TAPAS & BREW CLUB, com algumas mesas de frente pro mar no piso superior, uma delícia;) Chopes da casa, chopes convidados, muitas cervejas e petiscos variados - alguns com produtos típicos da região - como anéis de lula empanados com aioli e brusquetas. 



A gente não espera encontrar um bar daquele em Aracaju, mas todo lugar pode surpreender como gosto de dizer. Bom serviço e preços na média.


Em Aracaju não espere muito do tradicional O MIGUEL, que serve uma famosa carne-de-sol com pirão de leite. Mas não deixe de visitar o CALLES. Visite os dois se possível, pois restaurante tradicional tem lá a sua graça, e pode ser que algum prato do O MIGUEL impressione mais que o carro-chefe. É sempre bom conhecer os lugares mais expressivos de uma cidade. Ah, Aracaju, é sempre duro deixar-te...
À bientôt.

CALLES BAR DE TAPAS & BREW CLUB
Praia de Atalaia
Aracaju-SE

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - ***
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível










sábado, 24 de junho de 2017

PINGUIM (Ribeirão Preto-SP, com filiais em outros estados)

CALIFORNIA BRASILEIRA

'O melhor chope do Brasil'... será que isso existe mesmo?! Bom, isso é o que garante ter uma vetusta casa de Ribeirão Preto-SP, o tradicionalíssimo Bar PINGUIM, com filiais em BH e Brasília;)
Andei bastante por aí, e do Rio resolvi ir conhecer Ribeirão Preto, a terra da cerveja Colorado!
No Rio, gostei de conhecer a nova LA FIORENTINA, reinaugurada por um investidor que adora resgatar a história de estabelecimentos tradicionais, e que fez o mesmo com o carioquíssimo BAR LAGOA e o PIANTELLA brasiliense. Conheci a FIORENTINA nos anos 80, foi uma viagem no tempo voltar ao lugar, me lembro até hj de uma noitada lá com uma pizza grande na mesa e o chope de alguém virado em cima da pizza...;)

LA FIORENTINA

Bem legal tb a TRATTORIA PICI em Ipanema, com uma massa ótima, pena a música alta e inadequada...
Sensacional o projeto da (cervejaria) DELIRIUM TAP HOUSE em Ipanema, acho que é o bar que eu mais gosto no Rio atualmente!



Ribeirão Preto, California brasileira, capital do agro-negócio, vale a visita, mas ninguém deve esperar de lá a graça e as atrações todas das cidades de praia e serranas do estado, é uma cidade grande muito frequentada pelo público corporativo, e onde segundo dizem vendem-se carros de R$ 300/400 mil habitualmente, "quem pode, pode, quem não pode..."
Não se deve deixar de visitar a CASA DE PORTINARI, onde viveu o famoso pintor, na cidadezinha vizinha de Brodowski!

CASA DE PORTINARI

Para quem é boêmio, falar em Ribeirão Preto é falar no lendário Bar PINGUIM, que na sua expansão abriu filiais em BH, a terra dos bares, e mais recentemente aqui em Brasília (ParkShopping). Em Ribeirão eram 3, agora são só 2.




O chopp Antarctica - cuja fábrica era sediada em Ribeirão, onde dizem ser a água muito boa para fazer cerveja - bem tirado fez a fama da casa, que já teve várias administrações em seus 80 anos (!). Bons petiscos, 'sandubas' e mais recentemente pratos consolidaram o bar, que agrada gente dos 20 aos 80 anos, coisa que nem todo bar consegue;)






Muito bom o PINGUIM com seu jeitão antigo, gosto muito de lá, pena que não tá dando vontade de tomar nada gelado nesse frio danado que anda fazendo em Brasília... mas eu sou boêmio, e boêmio de verdade vai a bar o ano inteiro;)

PINGUIM
Ribeirão Preto-SP

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - **
Ambiente - ***
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

segunda-feira, 29 de maio de 2017

VILA CARIRI (João Pessoa-PB)

JAMPA
Para Eduardo & Roberta, que me levaram no VILA CARIRI...

"Ah, é que os camarões vêm do Rio Grande do Norte!". Foi o que o garçom do tradicional CANOA DOS CAMARÕES me disse esses dias lá em João Pessoa, a simpática capital paraibana, onde estive recentemente mais uma vez. Isso me foi dito ante à minha afirmação de que achava um 'assalto' cobrarem quase 100 reais por um rodízio de camarão em frente ao mar! E é mesmo, não concordam?! Pra custar isso tinha que ser numa casa muito chique de Brasília ou Sampa, longe do litoral, mas em 'Jampa', onde o rodízio na melhor churrascaria da cidade custa 55 pratas? Tá doido...tá doido e se vacilar qq. hora tá fechando pois não vi aquele restaurante cheio em nenhuma das vezes em que passei lá em frente, e foram várias, pois era no caminho do hotel em que fiquei...o que o pessoal ganancioso desses 'pega-turista' não percebe é que vc diminuindo a margem de lucro ganha na...quantidade, claro! Uma pena, lembro que tinha gostado tanto de lá quando conheci 'Jampa' anos atrás...

CANOA DOS CAMARÕES

E a política, tá horrorosa, né? A pergunta que se deve fazer é "quem não tá envolvido nessa bandalheira sem fim e sem limite?!"(...). Lembro que eu era garoto lá no Rio e adorava ler o PASQUIM, onde se não me engano escrevia o Sérgio Cabral, era um cara respeitado, especializado em música popular, boêmio, parecendo sempre estar há várias noites sem dormir;) Aí o filho dele um dia se elege Governador de um dos estados mais importantes do país e acontece isso aí, lamentável...
Voltar a 'Jampa' pra mim é rever Manaíra, praia onde fiquei na primeira vez em que lá estive, passear pela orla do Cabo Branco, ir aos mercados, comer frutos do mar e tb carne de sol, ao menos uma vez:)




Carne de sol com queijo coalho e macaxeira frita - combinação deliciosa, os nutricionistas que me perdoem;) - pode ser no MANGAI, mas não se deve esperar muito, atenção, não comi nada que sugira que o de lá seja melhor que o de Brasília. Além do mais, aqueles bufês muito grandes fazem com que a comida...esfrie no prato até a gente sentar na mesa!



Enfim, eu fui a vários lugares em 'Jampa', mas só recomendaria fortemente um: O bar VILA CARIRI. Autêntico bar de inspiração sertaneja, serve cachaças regionais e petiscos difíceis de achar nos 'pega-turista' da orla, tipo... tripa frita!;) Ótima macaxeira frita.



Ótimos preços e serviço de bar simples. Adorei a reconstituição da vendinha antiga. Tem tb uns sandubas e cerveja, claro.
Fiquei mais tempo sem escrever do que de costume, mas voltei, e estarei nesta trincheira por muito tempo ainda!;)


VILA CARIRI
Manaíra
João Pessoa-PB

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - ***
Ambiente - **+
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

sexta-feira, 28 de abril de 2017

DOM FERNANDO (Formosa-GO)

ITIQUIRA

Há 6 meses quase morríamos de calor em Brasília. Há 3 meses os temporais repentinos sujavam nossos sapatos e nossos carros, e tornavam ainda pior um trânsito que já é ruim...Mas agora tudo mudou, estamos em abril e maio vem por aí, a melhor época de Brasília enfim chegou!



Quando o clima melhora a gente melhora junto...calor demais estressa, frio demais deprime, e o frio é pior que o calor, sem dúvida! Num lugar quente a gente sai de casa, usa pouca roupa, tem vida nas ruas, bares com mesas na calçada, luminosidade; num lugar frio até fazer sexo é complicado, pois não dá a menor vontade de tirar a roupa(...)
E, se o clima tá bom, dá logo vontade de fazer coisas boas, sair com os amigos, passear, namorar;)...
Há muitas opções de passeios nos arredores de Brasília. Não conheço tudo, mas para um almoço de fds num ambiente rural me agrada muito o tradicional TREM DA SERRA em Sobradinho. No cardápio, destaque para a famosa leitoa à pururuca, a melhor que conheço!

Trem da Serra
Há anos um dos meus passeios do tipo 'bate-e-volta' favoritos é visitar o 'Salto de Itiquira' nos arredores da cidade goiana de Formosa. Nossa, já fui muito lá!:) Tem tb a 'Lagoa Feia' nos arredores de Formosa, que não é feia mas é bem pobre em opções de comes e bebes. Tem tempo que não vou lá, mas a lembrança é de uns lugares toscos e com gente de bermuda tomando cerveja(...)

Salto de Itiquira
Na estrada que leva ao Itiquira há vários anos funciona o restaurante rural DOM FERNANDO, sem dúvida o que há de melhor dentre as opções (que conheço) da região!

Dom Fernando
O restaurante leva o nome de seu idealizador, o Sr. Fernando, que decidiu passar a terceira idade longe da cidade grande, residindo numa fazenda perto do restaurante, que é tocado com a ajuda dos filhos. Um dos destaques do restaurante é que boa parte das hortaliças servidas são produzidas na própria fazenda!

Sr. Fernando
O restaurante é bem estruturado e bem cuidado, com belos jardins e redes para quem quiser descansar um pouco depois do almoço. É um verdadeiro oásis no meio daqueles restaurantes toscos que caracterizam o padrão goiano! Há uma mesa só para as saladas e alguns salgadinhos, os pratos quentes ficam junto ao fogão de lenha e pode-se ainda pedir cortes de churrasco, afinal estamos no Brasil;) Tem rabada, frango caipira com quiabo, guariroba e angu, etc. e tal.

Rabada
Um dia eu vou morrer, e a gente deixa lembranças nos outros, rastros invisíveis aqui e acolá, e lá no 'Salto de Itiquira', um lugar que eu adoro, sem dúvida vai ficar um rastro meu...

DOM FERNANDO

Estrada para o 'Salto de Itiquira'
Formosa-GO

Cozinha - **+
Serviço - não se aplica
Preços - **1/2
Ambiente - ***
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente 
** - Bom/Regular
* - Sofrível

LA CHAUMIÈRE (Brasília-DF)

O CINQUENTÃO Para Antônio Jorge & Luciana Isaac Com grana dá pra abrir um restaurante ou um bar de luxo, em qq. lugar do mundo. Dá ...